Cão pastor de Bergamasco

O cão pastor Bergamasco é uma raça antiga com pelo menos 2000 anos de idade.

Os ancestrais do cão Bergamasco se espalharam ao longo da cadeia alpina.

Os amantes de cães antigo falam de um cachorro dos proveniente dos Alpes e alguns descrevem um cão pastor proveniente da região de Vallese.

O único detalhe em comum dessas duas fontes é que a pelagem deste cão é descrita como longa, grossa e surrada.

Além de ser forte, sólido e corajoso, o cão pastor Bergamasco também é muito inteligente e tem um bom equilíbrio.

O Bergamasco é um cão de tamanho médio, bem proporcionado e harmonioso, com uma aparência rústica.

Ele é um cão solidamente compacto, com uma constituição forte e poderosa, que lhe confere grande resistência sem tirar sua agilidade ou velocidade de movimento.

Seu aspecto imponente é aumentado pelo pêlos grosso, que é uma de suas características típicas e o que o diferencia de qualquer outro cão.

A pelagem do Bergamasco é caracterizada por três tipos de pêlos que são abundantes e formam mantas ou bandos, que são a característica distintiva desta raça.

Os tapetes de pêlos começam na espinha e descem pelos flancos, crescendo todos os anos até chegar ao chão.

O cabelo espesso formando uma linda cortina cobre os olhos além de cumprir com um propósito funcional; serve como viseira para não se deslumbrar com o sol refletindo na neve das montanhas.

A cor da pelagem pode variar de cinza, cinza prateado ou cor de carvão.

Essa cor serviu de camuflagem ao trabalhar nas montanhas.

Todo o padrão hereditário está profundamente arraigado na raça. Mesmo em nossos tempos modernos, o Bergamasco permanece o mesmo.

 

Temperamento do cachorro pastor Bergamasco

O Bergamasco tem um temperamento forte, sólido e corajoso, o Bergamasco é acima de tudo muito inteligente e equilibrado.

A inteligência deste cachorro foi refinada pela seleção natural.

Ao estar sozinho para cuidar de centenas de ovelhas e ter que resolver problemas diferentes e inesperados, foi o que fez com que a inteligência do Bergamasco se desenvolvesse constantemente.

O Bergamasco é um cão pacífico. Seus filhotes brincam bem juntos.

O bergamasco é um tipo de cachorro atencioso e reservado, participa constantemente de tudo o que acontece ao seu redor e, mesmo quando parece estar dormindo, seus olhos o seguem, porque sempre quer saber onde está e o que está fazendo.

Embora não seja instintivamente agressivo, o Bergamasco é um excelente cão de guarda, porque não gosta de estranhos invadindo seu mundo.

O relacionamento do cachorro pastor Bergamasco com as crianças é algo especial. A presença delas  desperta nele seus instintos mais profundos e primitivos, primeiro como um lobo e depois como um cão pastor.

Paciente, tolerante, atencioso e protetor, busca sua companhia, incentivando seus jogos e estabelecendo uma verdadeira amizade com eles.

O Bergamasco é um cão de guarda e protetor. Sempre irá alertar quando as pessoas vêm para a casa, no entanto, o Bergamasco não é agressivo, enquanto não há nenhuma ameaça séria para a família.

O Bergamasco é ótimo para todas as crianças e tem sido usado como um cão de terapia para crianças portadoras de deficiência.

Essa raça de cachorro geralmente fica bem com outros cães, desde que não os desafiem ou pareçam uma ameaça.

Geralmente se dão bem com gatos , mas é melhor se forem criados juntos enquanto o cachorro ainda é um filhote.

O Bergamasco vê cada indivíduo que chega à casa como uma pessoa separada.

Quanto a ser amigo de estranhos, tudo depende da sensação dessa pessoa e do que o cão sente. O Bergamasco não é um cachorro para todos, mas com o proprietário certo, é um verdadeiro prazer possuir.

O cachorro pastor Bergamascos precisa de um dono que demonstra certa autoridade sobre o cachorro. Não é o mesmo que ser duro, e sim calmo e firme, estabelecendo regras que o cão deve seguir e ser consistente com eles.

Este não é um cachorro para o proprietário manso ou passivo. Ele se dá melhor com liderança natural .

 

Altura do cachorro pastor Bergamasco

Altura: Machos de 60 cm

Podendo variar 2 cm para cima ou para baixo

Fêmeas: 56 cm

Podendo variar 2 cm para cima ou para baixo

Peso do pastor Bergamasco

Machos: Variam entre 32 a 38 kg

Fêmeas: Variam entre 26 a 32 kg

 

Problemas de saúde

O Bergamasco geralmente é uma raça de cachorro muito saudável.

Condições de vida

O cão pastor Bergamasco é mais adequado para climas sazonais a frios.

Dada a sua pelagem densa que fornece proteção contra os elementos do clima, não é incomum encontrar o Bergamasco passando as noites dormindo ao ar livre.

O cão pastor Bergamasco não se sairia bem vivendo em apartamentos, mas em uma casa com um quintal para prover exercícios diários.

 

Exercícios

O Bergamasco gosta de atividades ao ar livre e se exercitará por conta própria se viver em em uma fazenda.

Uma longa caminhada diária , pastoreando as ovelhas ou brincando com as crianças é um amplo exercício necessário para um feliz Bergamasco.

 

Expectativa de vida

Cerca de 13-15 anos

Quantidades de filhotes

De 6 a 10 filhotes. Em média 8 filhotes

 

Higiene

A manta de pêlos do Bergamasco, uma vez totalmente cheio, requer muito pouco cuidado, exceto para escovação e banho ocasionais.

As costas estão mudando sempre, desde o adorável, macio e fofo pêlo de filhote até o estágio inicial, que pode começar de 8 a 9 meses a 1 ano.

De 2 a 3 anos, o pêlo está se ajustando a um padrão de flocagem e continuará a crescer ao longo da vida do cão.

A pelagem é composta por três tipos de cabelo: o subpêlo, fino, denso e oleoso (não oleoso) ao toque e forma uma camada impermeável; são longos fios de pêlos ásperos semelhantes ao pêlo de uma cabra; e a camada superior de lã, mais fina e macia ao toque.

A combinação do cabelo lanoso misturado com o de cabra se entrelaça para criar a pelagem.

Esses pêlos continuam crescendo ao longo da vida do cão, criando várias camadas que aparecem magicamente diante dos seus olhos, chegando finalmente ao chão por volta dos 5 anos de idade.

O Bergamasco é um cão muito simples e genuíno, que se reflete em seu casaco de pêlos; é melhor deixar a pelagem se desenvolver da maneira mais natural e espontânea possível.

Os pelos do Bergamasco não ficam caindo como o de outras raças, no entanto, às vezes, como seres humanos, você encontrará cabelos, especialmente durante a fase do filhote.

Uma vez que a pelagem muda de filhote para adulto e a pelagem vai se definindo, a perda de pelos é mínima.

Os pelos do Bergamasco não é considerado alérgico; no entanto, existem casos extremos em que pessoas  podem ser alérgica ao seus pelos, dependendo do tipo de alergia.

Os pêlos do Bergamasco crescem como cordões por um motivo específico: o pêlo age como um isolamento para frio e calor, e os pêlos de cabra que crescem no subpêlo e o pêlo de lã de um ano se transforma no primeiro para criar essa característica única que se desenvolveu naturalmente ao longo dos séculos.

Se a pelagem for raspada ou cortada, o pêlo de cabra já não se transforma em cordões, mas em tapetes gigantes homogêneos que são quase impossíveis de pentear.

Ao fazê-lo, a pele sempre visível na base dos cordões fica completamente bloqueada.

A pele do Bergamasco produz uma quantidade enorme de óleo para lubrificar os cabos longos, mantendo-os limpos e sem odor.

Ao bloquear o óleo próximo à pele, a pele tende a apodrecer ou mofar, uma vez que não conseguirá respirar e limpar com óleos, criando infecções, erupções cutâneas e pontos quentes.

Para aquelas pessoas que querem um pelo mais curto, eles podem manter os cães com um pelo esportivo. Isso significa manter o fio, mas em um comprimento menor entre 10 a 15 cm em vez de até o chão.

Dessa forma, a pele e o pelo continuam a funcionar da maneira natural que esses cães evoluíram, permitindo que os proprietários tenham um pelo mais manejável.

 

Origem

O Bergamasco tem origens antigas. De fato, provém de pastores de cães e gado que se espalharam do Oriente para o mundo ocidental após migrações das populações nômades e seus rebanhos.

A troca dos cães ocorreu quando as ovelhas foram vendidas. O progenitor do Bergamasco Shepherd encontrou seu berço mais adequado no território do Arco Alpino, onde a criação de ovelhas era muito desenvolvida, e na Bacia do Pó do Piemonte e Lombardia, onde foram para o inverno.

O Bergamasco foi selecionado exclusivamente por sua aptidão para o trabalho e por muito tempo suas linhagens foram mantidas em segredo pelos pastores.

A raça foi oficialmente reconhecida pelo AKC em 2015.

Outros nomes

Bergamasco

Bergamaschi

Pastor Bergamês

Cana da Pastore Bergamasco

Cão de pastor de Bergamo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *