Como escolher a melhor ração para meu cachorro?

Tipos de Ração para cachorro
Tipos de Ração para cachorro

A pergunta que mais ouço dos donos de cachorro é “Qual é a melhor ração para meu cachorro? ”

Mas o que você precisa saber é que não existe uma ração que seja “melhor” para qualquer idade e tamanho de cachorro

O que nós iremos fazer aqui é apresentarmos a você as mais indicadas sempre levando em consideração o porte e a idade do cachorro e seguindo a opinião de veterinários respeitados.

Isso porque a alimentação adequada é o elemento principal quando se fala em saúde de seu cãozinho, independente da faixa etária em que ele se encontre.

Quando essa observação não é seguida à risca pelos responsáveis seja para que raça for, o proprietário deste cãozinho está assumindo um risco desnecessário e que poderia facilmente ser evitado.

Mais tarde, o responsável por este cãozinho poderá ter de gastar e muito com remédios e consultas em veterinários devido a falta de vitaminas ou má alimentação

 

O que devo observar antes de comprar ração para meu cachorro?

Exemplo de embalagem de ração para chorro
Exemplo de embalagem de ração para chorro

Quando se fala em ração para cachorro, não devemos sair por aí apressadamente e comprarmos qualquer tipo de ração de qualquer marca. Ao comprarmos ração para nosso cãozinho, a marca da ração deve ser sempre levado em consideração

Não devemos tentar economizar nesse quesito comprando grandes sacos de ração a granel. Você definitivamente não estará economizando e descobrirá isso mais tarde, da forma mais difícil

Geralmente a ração a granel costuma ser uma ração menos nutritiva e sua qualidade no geral é baixa. Acostume- se comprar pacotes de ração de marcas respeitadas e que venham em sacos fechados.

As rações a granel geralmente ficam em sacos abertos e você dificilmente saberá a quanto tempo aquela ração está ali exposta. A escolha errada de uma ração pode levar o cachorro a problemas de saúde e consequentemente visitas constantes ao veterinário.

 

Como encontrar a ração Ideal para o seu cãozinho?

Filhotes de cachorro comendo ração
Filhotes de cachorro comendo ração

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe uma ração que sirva para qualquer tipo e idade de cachorro.

As melhores marcas de rações no mercado criaram e disponibilizaram aos proprietários de cachorros, variados tipos de ração principalmente levando – se em conta a idade e o porte do animal.

Da mesma forma, os proprietários de cachorros que realmente se preocupem com a saúde e bem estar de seu animal, deverá considerar essas marcas e sempre levar em consideração a idade e porte de seu animal ao optar por um tipo de ração.

Cada fase da vida do cachorro requer um determinado nutrientes e o porte dele é que vai determinar a quantidade ideal desses nutrientes. Você deve levar isso em consideração quando for comprar o próximo pacote de ração para cachorro

 

Antes de comprar qualquer tipo de ração para cachorro observe essas recomendações:

Embalagem de ração Premier
Embalagem de ração Premier

Leia atentamente a embalagem da ração: Quando você for escolher uma ração para seu cachorro, você deve ler atentamente a embalagem desta ração, você não deve ter pressa para comprar.

Quando se faz uma compra de ração para cachorro de forma apressada, é comum que o proprietário não siga essas observações e acabam optando por uma escolha não indicado para seu tipo de pet o que mais tarde lhes trarão prejuízos sérios.

Por tanto saia de casa com tempo pra ler atentamente a embalagem e seguir as recomendações de indicação para seu tipo de cachorro

 

Observe com atenção os ingredientes contidos nessa ração:

Quando você for ler a embalagem da ração em busca de informação sobre quais ingredientes estão contidos nesta alimentação, você deve entender que no geral as marcas de ração acostumam listar os ingredientes contidos na fórmula na ordem do mais utilizado para o menos utilizados, utilizando para isso a ordem numérica.

Ou seja, os ingredientes que estiverem em maior quantidade na fórmula estarão no topo da lista e consequentemente terão um peso maior na comida do cachorro em comparação com outros ingredientes com porcentagens menor.

Por exemplo: se na informação sobre ingredientes tiver frango e este ingrediente, estiver na 10º posição no rótulo, isso significa que nesta ração o frango não é o ingrediente principal e por isso está ocupado a 10 posição no rank de ingredientes.

Por outro lado se nos ingredientes conter peixe e este ingrediente estiver na 1 posição do rank, isso significa que o peixe é o principal ingrediente na fórmula desta ração.

Composição de produtos que contém a ração
Composição de produtos que contém a ração

Note que nesta composição o ingrediente farinha de vísceras de frango aparece como o ingrediente número 1 da lista. Logo, este é o ingrediente principal nesta composição.

Rações que contenham em suas composições milho, farelo de trigo ou outros carboidratos, ou seja, que não sejam carnes, proteínas, devem ser muito bem analisadas se realmente valem a pena

 

Veja o que uma ração de qualidade precisa ter

Proteína animal: é importante que a proteína animal seja sempre o ingrediente número 1 em qualquer alimento para cães. Ela pode ser de carne, frango, peixe, entre outros.

Vitaminas: observe atentamente se a ração contém conservantes antioxidantes naturais, como vitaminas C e E. Eles ainda podem se apresentar como Tocoferóis mistos ou Ácido ascórbico.

É importante não esquecer da grande variedade de vitaminas e minerais necessário para manter a saúde do seu pet. Os principais minerais indicados são Ferro, Zinco, Cobre, Manganês, Selenito De Sódio (Selênio) e Cálcio.

Gorduras saudáveis: algumas gorduras saudáveis podem estar presentes na ração, dependendo da marca.E isso é muito bom. Isso porque as gorduras vêm de fontes saudáveis que incluem alguns ácidos graxos ômega 3 essenciais.

 

Leia no rótulo da ração se encontra a presença das seguintes gorduras:

Gorduras animais: conhecido também como gordura de frango, gordura de vaca, etc.
Linhaça: ótima fonte de ômega 3, Óleo de peixe: ótima fonte de ômega 3

Algumas marcas de ração também incluem legumes e grãos em suas fórmula entre eles estão: arroz, polpa de beterraba, arroz integral, cevada e sorgo.

 

Veja o que não deve conter numa boa ração para cachorro

Aqui nós vamos te ajudar a identificar o que uma ração de qualidade não deve conter. Você já sabe quais são os componentes indicados porém nem todos esses componentes indicados podem estar contidos nesta marca de ração.

Por isso é que nesses casos você deve observar o que não deveria estar ali para que seja considerado uma boa ração para cães.

Proteína animal ou subprodutos da carne. Os subprodutos da carne são considerados uma escolha pouco saudável, e muitos fabricantes a utilizam porque são baratos, e certamente não irão satisfazer a fome do seu cachorro.

Atenção quanto estiver escrito: Milho, Trigo e Soja. Essas são composições alimentares baratas e pouco saudáveis que não são facilmente digeridas pelos cães. E quando a ração conter Corantes Artificiais, Sabores ou Conservantes não é uma escolha saudável para o seu cachorro.

 

Veja como são classificados as categorias de ração no Brasil

No Brasil, há vários tipos de rações e por ter diversas variedades e preços diferentes, ficamos em certo ponto até confuso. Por isso nós vamos te mostrar as principais classificações das rações:

Ração econômica: essa ração é a mais barata, também é a que contém a menor qualidade nutricional.

Como você pode ver, não é uma escolha saudável para o seu cãozinho. Com o tempo, a sua saúde do seu cachorro pode ficar comprometida e isso lhe custará mais.

Ração standard: Essa ração no Brasil é uma das mais vendidas. Ela é considerada uma ração intermediária em termos nutricionais, e mesmo tendo um preço ainda acessível não é a mais indicada para o seu cachorro.

Ração Premium: essa é uma ração indicada para seu cãozinho pois a proteína utilizada em seu composto é boa parte vinda de animais e a composição também é enriquecida com nutrientes de vitaminas de qualidade. Se você procura por rações de boas qualidades e com preços acessível, essa é uma ótima opção

Ração Super Premium: essas são as rações mais indicadas para seu cachorro. Elas são produzidas a partir da proteína animal de qualidade ou seja, a mesma que nós humanos comemos.

Sua composição tem ingredientes naturais. Geralmente livre de transgênicos, grãos, corantes e antioxidantes sintéticos.

Essa ração Super Prêmio porém costuma ter um preço bastante alto. Se você preza pela saúde e bem-estar do seu amigo de estimação, essa é sem sombra de dúvidas a melhor opção em ração para cachorros.

Quem ama seu cachorrinho procura dar a ele  a melhor ração para cachorro  possível.

 

Com que frequência devo alimentar meu cachorro?

Antes de mais nada você deve decidir a quantidade de comida que seu filhote precisa todos os dias, a partir daí, simplesmente divida essa quantidade em 3 a 4 porções iguais e ministre isso durante o dia.

 

Quanto de ração devo dar ao meu cachorro filhote?

Exemplos de comida para cachorro
Exemplos de comida para cachorro

Decidir a quantidade de ração dar ao seu cãozinho filhote é um processo … não é uma escolha única. Um cãozinho de raça maior requer mais comida todos os dias do que uma raça menor.

Cada marca de ração para cachorro contém um número diferente de calorias por xícara. Comece com a quantidade de alimentação recomendada impressa na embalagem da ração.

Em seguida, ajuste essa quantidade seja para cima ou para baixo, para manter seu cachorro no peso ideal. É importante escolher uma ração que contenha uma quantidade segura de cálcio, principalmente se você estiver alimentando um filhote de raça grande.

Aqui nós explicamos em detalhes como servir a quantidade correta de ração para seu cachorro sem desperdícios e respeitando a recomendação do fabricante.

 

Como saber se meu filhote de cachorro é de uma raça grande?

A indústria de alimentos para animais de estimação, define como um cachorro de raça grande aqueles cujo peso adulto deve ser superior a 32 kg.

Como é impossível saber o peso adulto do seu filhote antes que ele cresça completamente …
É mais seguro usar uma definição mais conservadora de 22 kg.

Se você espera que seu cãozinho pese mais de 50 quilos quando estiver totalmente crescido, então ele é considerado um filhote de raça grande.

 

Quando devo considerar mudar a ração de meu filhote para comida de adulto?

cachorro na fase idosa
cachorro na fase idosa

Você precisa ficar ciente que não se deve mudar a ração de seu cachorro para comida de adulto cedo demais .
Isso porque os alimentos para cães adultos podem conter muito cálcio e isso pode torná-lo não seguro para um filhote em crescimento.

O melhor momento para mudar a ração de seu cachorro, de filhote para adulto depende do tipo de raça do seu cachorro .

A tabela a seguir pode ajudá-lo a determinar quando é seguro mudar a alimentação de seu cachorro de filhote para adulto.

Tipo de Raça                       Peso adulto                       Mudar
Raça pequena                     Menos de 9 kg.                 9 a 12 meses
Raça média                          De 9 a – 22 kg.                  12 – 14 meses
Raça de grande porte         De 22 a – 45 kg.                12 – 18 meses
Raça gigante                       A partir de mais 45 kg.   18 – 24 meses

Se você não tem certeza, é sempre mais seguro manter o seu cãozinho com a mesma ração por muito tempo, do que mudar para comida de adulto muito cedo.

Se seu cachorro já está na fase idoso, você pode ler esse nosso artigo onde detalhamos qual a melhor ração para cachorro idoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *