A raça de cães Samoieda, originalmente criada para caçar, transportar trenós e pastorear renas, provou ser um companheiro valioso para o povo Samoieda do noroeste da Sibéria. Os cães também caminhavam com suas matilhas, rastreavam e aqueciam seus donos dormindo em cima deles à noite.
A raça de cães Samoieda, uma raça de trabalho, às vezes pode ser obstinada, mas são sempre cães de família amigáveis, gentis e dedicados. Eles são afetuosos com quase todo mundo, desde que os novos não se importem com a queda e os cabelos soltos que acompanham a posse de um Samoieda.
Ao considerar um filhote de Samoieda, é aconselhável priorizar a adoção de organizações de resgate ou abrigos para fornecer um lar amoroso para um cão necessitado.
Porém, se você está em busca de filhotes de Samoieda e decide comprar, é fundamental escolher um criador de boa reputação. Realize pesquisas minuciosas para garantir que o criador siga práticas éticas e priorize o bem-estar de seus cães.
Criadores respeitáveis de Samoiedas priorizam a saúde e o temperamento de seus cães, realizam os exames de saúde necessários e fornecem um ambiente acolhedor para os filhotes. Esta abordagem ativa garante que você leve para casa um filhote saudável e feliz, ao mesmo tempo que desencoraja práticas de criação antiéticas.
Fatos rápidos
Origem: A raça de cães Samoieda, ou Sammies, recebeu o nome do povo Samoieda da Sibéria, que os usava como cães de trabalho. Acredita-se que eles descendam da família de cães Spitz, que também inclui raças como o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca.
Tamanho: Sammies são cães de tamanho médio, sendo os machos ligeiramente maiores que as fêmeas. Têm um corpo bem proporcionado com uma pelagem dupla e espessa que ajuda a mantê-los aquecidos no frio.
Grupo racial: São classificados como cães de trabalho.
Tempo de vida: Samoiedos têm uma vida útil de 12 a 15 anos. Esta é uma vida relativamente longa para um cão.
Pelagem: Sammies têm uma pelagem dupla espessa que pode ser branca, creme, biscoito (amarelo acinzentado) ou branca e biscoito. O subpêlo é macio e fofo, enquanto a pelagem externa é mais grossa e reta. Os Samoiedos perdem muito peso duas vezes por ano, durante a primavera e o outono.
Temperamento: Possuem um temperamento amigável e gentil. Eles também são muito dedicados às suas famílias e são ótimos companheiros. Os Samoiedos não são tipicamente agressivos, mas podem ser cautelosos com estranhos.
Necessidades de exercício: Samoiedos são cães ativos e precisam de pelo menos 30 a 60 minutos de exercício por dia. Isso pode ser uma combinação de caminhar, correr e brincar.
Treinamento: Sammies são relativamente fáceis de treinar, mas às vezes podem ser teimosos.
O reforço positivo é o melhor.
Higiene: Eles exigem muitos cuidados, principalmente durante a época de muda. Escove seu Sammy diariamente e dê banho nele conforme necessário.
Floppybear e Polabear, dois samoiedos, foram usados para atrair cinéfilos no Sundance em 2014. Como resultado de sua popularidade, o documentário “Alive Inside” ganhou o prêmio Hulu de Melhor Promoção no Sundance.
Um grupo de Samoiedos liderou a expedição de Roald Amundsen ao Pólo Sul em 1911 devido à sua capacidade de navegar em condições adversas.
Visão geral do Samoieda
É conhecido como “sorriso de Sammy”, os cantos leves, mas discerníveis, arrebitados da boca do Samoieda. Este é um cão feliz e bem-humorado, com uma atitude de copo meio cheio em relação à vida e às pessoas com quem vive.
O gosto do Samoieda pelos humanos provavelmente decorre de sua estreita associação com o povo Samoieda (agora conhecido como Nenetsky) que o criou e criou há milhares de anos na Península de Taimyr, na Sibéria.
Os cães puxavam trenós, pastoreavam renas, caçavam e protegiam o Samoieda contra predadores. Os cachorros também conviviam com as pessoas, brincavam com as crianças (o que ele ainda gosta) e ajudavam a mantê-las aquecidas no clima frio.
Até hoje, a reputação do Samoieda como um cão de família inteligente e digno é bem merecida. Muitas vezes ele escolhe adorar uma pessoa especial da casa, mas é afetuoso com todos da matilha.
Mais feliz quando faz parte do convívio familiar, essa raça precisa estar com as pessoas. Na verdade, deixar um Samoieda muito sozinho é a melhor maneira de deixá-lo infeliz.
Junto com seu sorriso, a característica definidora do Sammy é seu casaco branco ultragrosso. Nos meses de inverno, é tão denso que você mal consegue ver a pele por baixo – o que significa grande queda na primavera. E acredite ou não, a “lã” do Samoieda é a favorita dos tecelões; a lã é cardada, fiada e tecida ou tricotada em roupas quentes e bonitas.
Por mais lindo que seja, o casaco Sammy é um urso para cuidar. Os proprietários devem ser escovadores diligentes para garantir que não se emaranhe e emaranhe.
E como você pode imaginar, quando chega a hora da queda, a quantidade de cabelos brancos espalhados pela casa, no quintal, nos móveis e grudados nas roupas pode ser esmagadora. Dito isso, para o proprietário que pode assumir a responsabilidade, um Samoieda bem cuidado é um colírio para os olhos.
Por mais amigável e inteligente que seja esta raça, o Samoieda é um desafio de possuir. Ele pode ser um cão falante, expressando o que gosta e o que não gosta com foles, uivos ou latidos.
É melhor manter este cão de trabalho ocupado, caso contrário ele provavelmente recorrerá a comportamentos irritantes ou destrutivos, como cavar, pular a cerca, entrar no lixo ou mastigar sapatos. Seu instinto de caça é forte, por isso é difícil para ele resistir a perseguir esquilos, coelhos ou até gatos.
Mesmo um Samoieda bem treinado não pode ser confiável sem coleira. Treinar o Samoieda também é um desafio. Esta raça é inteligente e aprende rápido, mas você deve abordar o treinamento com a atitude certa.
Dê a ele algo para descobrir; não o aborreça com repetições. Agilidade e rastreamento são “exercícios de raciocínio” perfeitos para o Samoieda.
Destaques do Samoieda
Amigável e gentil: Samoiedos são conhecidos por seu temperamento amigável e gentil. Eles são muito dedicados às suas famílias e são ótimos companheiros.
Ativos e brincalhões: Samoiedos são cães ativos e precisam de pelo menos 30 a 60 minutos de exercício por dia. Isso pode ser uma combinação de caminhar, correr e brincar.
Inteligente e fácil de treinar: Sammies são relativamente fáceis de treinar, mas às vezes podem ser teimosos. Eles são melhor treinados com métodos de reforço positivo.
Requisitos de higiene: Os Samoiedos requerem muitos cuidados, especialmente durante a época de muda. Eles devem ser escovados diariamente para remover pelos soltos e emaranhados. Eles também devem ser banhados conforme necessário.
Problemas de saúde: Alguns problemas de saúde que podem afetar os Samoiedos incluem displasia da anca, displasia do cotovelo e problemas oculares. É importante levar seu Samoieda ao veterinário para exames regulares para monitorar sua saúde.
História do Samoieda
O Samoieda resistente e de temperamento doce foi originalmente usado para caçar, pastorear renas e transportar trenós para o povo Samoieda Siberiano.
Diz-se que o Samoieda tratava esses cães de trabalho com gentileza, permitindo-lhes participar das atividades familiares no final do dia. Foi esta proximidade que criou um sentimento de confiança e lealdade na raça que permanece até hoje.
O Samoieda saiu da Sibéria no final do século XIX e no início do século XX para puxar trenós em expedições polares, incluindo a famosa viagem de Sir Ernest Shackleton à Antártica.
Esses cães enfrentaram dificuldades terríveis junto com os exploradores que ajudaram. Apenas os cães mais fortes e em boa forma sobreviveram a tais expedições.
Diz-se que um Samoieda chamado Antártico Buck foi o primeiro trazido para a Inglaterra. A Rainha Alexandra era uma entusiasta da raça e muitos Sammies ingleses e americanos atuais descendem de seus canis.
O primeiro padrão para a raça foi adotado na Inglaterra em 1909. O Samoyed Club of America original foi organizado em 1923, mesmo ano em que o padrão da raça americana foi adotado.
Tamanho do Samoieda
Os machos têm de 21 a 23,5 polegadas de altura. As fêmeas têm de 19 a 21 centímetros de altura. Machos e fêmeas pesam de 50 a 60 libras.
Personalidade Samoieda
O bem-educado Samoieda é um cão inteligente, gentil e leal. Ele é amigável e afetuoso com sua família, incluindo as crianças, e gosta de fazer parte das atividades domésticas.
O Samoieda não é um cão “lobo solitário” – ele gosta de uma associação próxima com aqueles com quem vive e é mental e fisicamente inadequado para ser deixado sozinho em um canil ou quintal. Sua lealdade e estado de alerta costumam ser um bom cão de guarda.
No fundo, o Samoieda ainda é um caçador. É provável que ele persiga pequenos animais que considera presas. Para sua segurança, ele deve estar sempre preso quando não estiver em casa, em seu quintal cercado.
O temperamento é afetado por vários fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização.
Como todo cão, o Samoieda precisa de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes – quando é jovem.
A socialização ajuda a garantir que seu filhote Samoieda cresça e se torne um cão equilibrado. Matriculá-lo em uma turma de jardim de infância para filhotes é um ótimo começo.
Convidar visitantes regularmente e levá-lo a parques movimentados, lojas que permitem cães e em passeios para conhecer vizinhos também o ajudará a aprimorar suas habilidades sociais.
Saúde Samoieda
Os samoiedos são geralmente saudáveis, mas, como todas as raças, são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os Samoiedos contrairão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.
Glaucoma: O glaucoma é definido por um aumento da pressão no olho e pode ser encontrado em duas formas: primária, que é hereditária, e secundária, que é causada pela diminuição de líquido no olho devido a outras doenças oculares.
Os sintomas incluem perda de visão e dor, e o tratamento e o prognóstico variam dependendo do tipo. O glaucoma é tratado cirurgicamente ou com colírios.
Displasia do quadril: Esta é uma condição hereditária em que o fêmur não se ajusta perfeitamente à articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou ambas as patas traseiras, mas outros não apresentam sinais externos de desconforto.
(O exame de raios X é a maneira mais segura de diagnosticar o problema.) De qualquer forma, a artrite pode se desenvolver à medida que o cão envelhece.
Cães com displasia de quadril não devem ser criados – então, se você for comprar um filhote, peça ao criador uma prova de que os pais foram testados para displasia de quadril e estão livres de problemas.
Glomerulopatia hereditária de Samoieda: Esta é uma doença genética dos rins. A condição é mais grave em homens que parecem saudáveis durante os primeiros três meses de vida até o aparecimento dos sintomas. A morte por insuficiência renal geralmente ocorre por volta dos 15 meses de idade.
As mulheres desenvolvem sintomas leves aos 2 a 3 meses de idade, mas não sofrem de insuficiência renal. Até o momento, não há nenhum teste de triagem genética disponível para a glomerulopatia hereditária Samoieda, mas a pesquisa está em andamento.
Luxação Patelar: Também conhecida como joelhos escorregadios, é um problema comum em cães pequenos. A patela é a rótula. Luxação significa deslocamento de uma parte anatômica (como um osso em uma articulação).
A luxação patelar ocorre quando a articulação do joelho (geralmente da perna traseira) desliza para dentro e para fora do lugar, causando dor.
Isso pode ser incapacitante, embora muitos cães levem uma vida relativamente normal com essa condição.
Hipotireoidismo: Este é um distúrbio da glândula tireóide. Acredita-se que seja responsável por doenças como epilepsia, alopecia (queda de cabelo), obesidade, letargia, hiperpigmentação, pioderma e outras doenças de pele. É tratado com medicamentos e dieta alimentar.
Diabetes Mellitus (DM): DM é uma doença na qual o corpo não consegue regular os níveis de açúcar no sangue. Um cão diabético apresentará um apetite saudável, mas perderá peso porque a comida não está sendo utilizada de forma eficiente.
Os sintomas do diabetes são micção e sede excessivas, aumento do apetite e perda de peso. O diabetes pode ser controlado com dieta e administração de insulina.
Atrofia Progressiva da Retina (PRA): Esta é uma família de doenças oculares que envolve a deterioração gradual da retina. No início da doença, os cães afetados ficam cegos à noite; eles perdem a visão durante o dia à medida que a doença progride.
Muitos cães afetados adaptam-se bem à visão limitada ou perdida, desde que o ambiente permaneça o mesmo.
Estenose Aórtica Subvalvar: Este é um problema cardíaco causado por uma conexão estreita entre o ventrículo esquerdo e a aorta. Pode causar desmaios e até morte súbita. Pergunte ao seu veterinário sobre como detectá-lo e prescrever o tratamento adequado.
Câncer: Os sintomas incluem inchaço anormal de uma ferida ou inchaço, feridas que não cicatrizam, sangramento por qualquer abertura do corpo e dificuldade em respirar ou eliminar. Os tratamentos para o câncer incluem quimioterapia, cirurgia e medicamentos.
Cuidado Samoieda
O Samoieda ativo não é adequado para a vida em apartamentos ou condomínios. Uma casa com um quintal grande e bem cercado é a melhor escolha, principalmente para um filhote de Samoieda. Como o Samoieda é um cão de trabalho, ele precisa de espaço para brincar e brincar.
Mantenha-o mentalmente desafiado com treinamento contínuo e esportes caninos.
Permita que ele fique entediado e ele provavelmente cavará, escapará ou mastigará para se divertir. Nota: O Samoieda deve ser mantido na coleira sempre que estiver em público; ele raramente consegue resistir à atração de animais pequenos e apressados.
Com sua herança nórdica, o Samoieda se adapta naturalmente aos climas frios e adora brincar na neve. Por outro lado, com sua pelagem espessa, ele pode ser sensível ao calor.
Não permita que ele faça exercícios intensos quando estiver extremamente quente – limite as atividades de alto nível ao início da manhã ou à noite, quando estiver mais fresco.
Durante o calor do dia, mantenha seu Sammy dentro de casa com ventiladores ou ar condicionado.
Você precisará tomar cuidado especial se estiver criando um filhote de Samoieda. Como muitos cães de raças grandes, o Samoieda cresce rapidamente entre os quatro e os sete meses de idade, tornando-os suscetíveis a doenças e lesões ósseas.
Eles se dão bem com uma dieta de alta qualidade e baixa caloria que os impede de crescer muito rápido.
Além disso, não deixe seu filhote Samoieda correr e brincar em superfícies duras (como a calçada), pular excessivamente ou puxar cargas pesadas até que ele tenha pelo menos dois anos de idade e suas articulações estejam totalmente formadas.
Brincar normalmente na grama é bom, assim como aulas de agilidade para filhotes com saltos de 2,5 cm de altura.
Outra etapa importante no treinamento de um filhote Samoieda é a socialização (o processo pelo qual filhotes ou cães adultos aprendem a ser amigáveis e a se dar bem com outros cães e pessoas).
Como qualquer cão, ele pode se tornar tímido se não for devidamente socializado e exposto a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes quando for jovem.
Aulas formais de filhotes e obediência também são recomendadas para ensinar boas maneiras caninas ao Samoieda.
Alimentação Samoieda
Quantidade diária recomendada: 1,5 a 2,5 xícaras de ração seca de alta qualidade por dia, dividida em duas refeições.
Observação: a quantidade que seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Filhotes de Samoieda precisam de um crescimento lento e constante. Alimente uma dieta de boa qualidade com 22 a 24% de proteína e 12 a 15% de gordura.
Mantenha seu Samoieda em boa forma medindo sua comida e alimentando-o duas vezes por dia, em vez de deixar comida fora o tempo todo. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste oftalmológico e o teste prático.
Primeiro, olhe para ele. Você deve conseguir ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas dele, os polegares ao longo da coluna e os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver, suas costelas sem precisar pressionar com força.
Se não puder, ele precisará de menos comida e mais exercícios. Para obter mais informações sobre como alimentar seu Samoieda, consulte nossas diretrizes para comprar a comida certa, alimentar seu filhote e alimentar seu cão adulto.
Cor e aparência da pelagem Samoieda
O Samoieda tem uma pelagem externa reta e um subpêlo macio e espesso (geralmente chamado de lã). Pode ser branco puro, branco e biscoito, creme ou biscoito – e cai muito. A manutenção pode ser assustadora. A escovação diária é necessária quando a pelagem está caindo; uma ou duas vezes por semana, quando não está.
Ele precisará tomar banho uma vez a cada oito semanas ou sempre que rolar na lama ou em algo fedorento (muito provavelmente). Dar banho no Samoieda também exige um compromisso de tempo, pois molhar bem o pêlo, enxaguar o shampoo e deixá-lo secar completamente não é um processo rápido.
Muitos proprietários optam por contratar um tratador profissional para seu Samoieda. Embora caro, ajuda a aliviar o fardo do proprietário. No entanto, você ainda precisa escovar regularmente.
Escove os dentes do seu Samoieda pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças gengivais e mau hálito.
Apare as unhas uma ou duas vezes por mês se o seu cão não as desgastar naturalmente para evitar lágrimas dolorosas e outros problemas. Se você puder ouvi-los clicando no chão, eles são muito longos.
As unhas dos pés dos cães têm vasos sanguíneos e, se você cortar muito, poderá causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez que vir o cortador de unhas sair. Portanto, se você não tem experiência em aparar unhas de cachorro, peça dicas a um veterinário ou tratador.
Suas orelhas devem ser verificadas semanalmente em busca de vermelhidão ou mau cheiro, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida com um limpador de orelhas suave e com pH balanceado para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo.
Comece a acostumar seu Samoieda a ser escovado e examinado desde filhote. Manuseie suas patas com frequência – os cães são sensíveis às patas – e olhe dentro de sua boca.
Faça da preparação uma experiência positiva repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outros procedimentos quando ele for adulto.
Ao se preparar, verifique se há feridas, erupções cutâneas ou sinais de infecção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, nariz, boca, olhos e pés. Os olhos devem estar limpos, sem vermelhidão ou secreção. Seu cuidadoso exame semanal o ajudará a detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
As crianças e o samoiedas
O Samoieda é profundamente apegado à família, e isso certamente inclui os filhos. Um Sammy devidamente socializado realmente gosta da atenção e da companhia dos jovens se eles forem instruídos sobre como tratar o cão com cuidado e respeito.
Devido ao seu tamanho e força, um Samoieda pode facilmente derrubar uma criança pequena, mesmo sem saber o que aconteceu, por isso um adulto responsável deve supervisionar todas as interações entre crianças e caninos.
Como acontece com todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças como se aproximar e tocar nos cães para evitar mordidas ou puxões de orelha ou cauda por parte de qualquer uma das partes.
Ensine seu filho a nunca se aproximar de nenhum cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo, nem tentar tirar a comida do cachorro. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, deveria ser deixado sem supervisão com uma criança.
O temperamental Samoieda também gosta da companhia de outros cães. Isto é especialmente verdadeiro se ele foi criado com outros cães desde tenra idade.
(Como em qualquer raça, cães do mesmo sexo que não foram esterilizados ou castrados podem não ser tão tolerantes uns com os outros.) Lembre-se, porém, de que o Samoieda está programado para perseguir presas.
Para uma convivência harmoniosa com gatos e outros animais de sua casa, o treinamento, a socialização e uma introdução adequada são essenciais. Depois disso, é aconselhável uma supervisão rigorosa.
Organizações da Raça Samoieda
Encontrar um criador de cães de boa reputação é uma das decisões mais importantes que você tomará ao trazer um novo cão para sua vida. Criadores respeitáveis estão comprometidos em criar filhotes saudáveis e bem socializados que serão ótimos companheiros.
Eles examinarão seu plantel em busca de problemas de saúde, socializarão seus filhotes desde tenra idade e fornecerão suporte vitalício.
Por outro lado, os criadores de quintal estão mais interessados em obter lucro do que em produzir cães saudáveis e bem ajustados.
Eles podem não examinar seu plantel em busca de problemas de saúde e podem não socializar seus filhotes de maneira adequada. Como resultado, cachorros de criadores de quintal são mais propensos a ter problemas de saúde e comportamentais.