Você está visualizando atualmente Cardigan Welsh Corgi

Cardigan Welsh Corgi

O Cardigan Welsh Corgi é a mais antiga das duas raças de cães Corgi, e acredita-se que cães desse tipo existam no País de Gales há mais de 3.000 anos. Ao longo da história, as pessoas usaram esses cães para levar o gado ao mercado. Hoje em dia, eles adoram passar tempo com suas famílias e são companheiros de brincadeiras ativos e divertidos para crianças em idade escolar.

O Cardigan se distingue por sua cauda longa – como as mangas de um cardigã. Sua pelagem de comprimento médio vem em várias cores e padrões, incluindo vermelho, tigrado, azul merle e preto, geralmente com manchas brancas. Conhecido como o cão do quintal, a raça é sensata e afetuosa. Se você está planejando trazer um filhote de Corgi para casa, pesquise um pouco sobre as melhores maneiras de cuidar da criação desta raça ativa e despreocupada.

Ao considerar um filhote de Cardigan Welsh Corgi ou Cardigan Welsh Corgi, é aconselhável priorizar a adoção de organizações de resgate ou abrigos para fornecer um lar amoroso para um cão necessitado. Porém, se você decidir comprar, é fundamental escolher um criador de boa reputação. Realize pesquisas minuciosas para garantir que o criador siga práticas éticas e priorize o bem-estar de seus cães. Criadores respeitáveis ​​​​de Cardigan Welsh Corgi priorizam a saúde e o temperamento de seus cães, realizam os exames de saúde necessários e fornecem um ambiente acolhedor para os filhotes. Esta abordagem ativa garante que você leve para casa um filhote saudável e feliz, ao mesmo tempo que desencoraja práticas de criação antiéticas.

Fatos rápidos

Origem: País de Gales
Grupo racial: Pastoreio
Tamanho médio
Peso: 25-38 libras
Vida útil: 12-15 anos
Pelagem: Pelagem dupla de comprimento médio, de qualquer cor ou combinação de cores
Temperamento: Inteligente, leal e afetuoso
Necessidades de exercício: Moderado
Necessidades de treinamento: Recomenda-se treinamento precoce e consistente
Preocupações com a saúde: Alguns problemas de saúde comuns incluem displasia da anca, displasia do cotovelo e problemas oculares
No filme “The Accidental Tourist”, um cativante Cardigan Welsh Corgi desempenha um papel significativo, embora sem fala – o que, como cão, é esperado. A adorável estrela canina atua ao lado dos atores Geena Davis e William Hurt.
Embora a Rainha Elizabeth II fosse conhecida por sua adoração pelo Pembroke Welsh Corgi, possuindo mais de 30 em sua vida, não faltam outros proprietários notáveis ​​do Cardigan Welsh Corgi. Outros pais de animais de estimação famosos incluem Food Network Star Alton Brown

Visão geral do Cardigan Welsh Corgi

No País de Gales, uma pequena terra de contos de fadas repleta de montanhas enevoadas e pedras misteriosas, as fadas montam pequenos cães de costas compridas, seguindo a caça selvagem através de um céu iluminado pela lua. Alguns mortais sortudos souberam do tesouro canino das fadas e adquiriram os cães para si. Eles são conhecidos como Corgis, das palavras galesas “cor gi”, que significa “cachorro anão”, e estão entre as raças de pastoreio mais antigas. Até 1934, o Welsh Corgi era considerado uma raça única, mas hoje em dia os cães são reconhecidos como duas variedades distintas – o Cardigan e o Pembroke – com histórias e características distintas.

Os cardigans pertencem ao Herding Group do American Kennel Club e são reconhecidos pelo United Kennel Club. Além da cauda longa, o Cardigan se destaca do Pembroke pelo tamanho um pouco maior, corpo mais longo, cabeça mais pesada e orelhas maiores e mais arredondadas. Os machos normalmente pesam de 30 a 38 libras. As fêmeas são um pouco menores e geralmente pesam de 25 a 34 libras. Cardigan Welsh Corgis, também conhecidos como Cardigans, Cardis ou CWCs, têm uma expressão alerta, vigilante, mas amigável. Sua densa pelagem dupla, que cai pesadamente, vem em todos os tons de vermelho, zibelina e tigrado; preto, com ou sem pontas castanhas ou tigradas; ou azul merle, com ou sem pontas castanhas ou tigradas. Geralmente apresentam manchas brancas nas pernas, peito, pescoço, focinho, barriga e ponta da cauda e podem apresentar manchas na cabeça. O padrão oficial da raça AKC é mantido pelo Cardigan Welsh Corgi Club of America.

Destaques do Cardigan Welsh Corgi

Aparência única: Eles são conhecidos por suas caudas longas e espessas características, que os diferenciam de seus equivalentes Pembroke Welsh Corgi, que têm caudas mais curtas ou não têm cauda. Eles também têm orelhas mais redondas e vêm em uma ampla variedade de cores.

Tamanho compacto: Cardigans são uma raça pequena, com corpos robustos e baixos e uma constituição um pouco maior em comparação com Pembrokes.

Inteligência: São cães altamente inteligentes, o que os torna aprendizes rápidos e excelentes candidatos para treinamento de obediência e esportes caninos.

Leal e amoroso: Os cardigans são conhecidos por sua lealdade e carinho para com suas famílias, formando fortes laços com seus donos.

Herança de pastoreio: Historicamente, eles foram criados como cães de pastoreio, e esse instinto de pastoreio ainda pode ser visto em seu comportamento hoje, já que podem tentar pastorear membros da família ou outros animais de estimação.

Adaptabilidade: Apesar de sua formação em pastoreio, os Cardigans podem se adaptar bem a vários ambientes, incluindo apartamentos, desde que façam exercícios regularmente.

Necessidades moderadas de exercícios: Embora gostem de atividades físicas, suas necessidades de exercícios são administráveis ​​e eles podem ficar satisfeitos com caminhadas diárias e brincadeiras.

Diversas cores de pelagem: Os cardigans vêm em várias cores de pelagem, incluindo vermelho, tigrado, zibelina e azul merle, geralmente com manchas brancas.

Raça Saudável: Eles tendem a ser uma raça relativamente saudável, mas como todos os cães, podem ser propensos a certas condições genéticas, como displasia da anca e atrofia progressiva da retina.

Longevidade: Os cardigans normalmente têm uma vida útil razoavelmente longa, muitas vezes chegando ao início da adolescência, o que os torna companheiros maravilhosos nos próximos anos.

História do Cardigan Welsh Corgi

O Cardigan Welsh Corgi é descendente da mesma família de cães que produziu o Dachshund e o Basset Hound. Acredita-se que os ancestrais dos Cardis modernos tenham sido trazidos para o País de Gales há mais de 3.000 anos por tribos celtas que migraram da Europa central para o País de Gales. Este primeiro cão foi uma forma de transição entre as famílias Teckel e Spitz. Alguns acreditam que quando os vikings invadiram o País de Gales, os cães do tipo Spitz que trouxeram foram cruzados com o Corgi original para produzir o Pembroke Welsh Corgi. Os Cardigans eram cães de trabalho, ajudando a pastorear o gado dos agricultores e mantê-los protegidos de predadores. Também ajudaram os agricultores a conduzir o seu gado para os campos e para o mercado. Eles eram apreciados como cães de gado, cães de guarda, animais de estimação e exterminadores de vermes. Os cães eram tão valorizados e tão vitais para o bem-estar financeiro dos agricultores que uma antiga lei galesa impunha penalidades severas a qualquer um que prejudicasse ou roubasse um deles.

Os Cardigan Welsh Corgis foram exibidos pela primeira vez em exposições caninas inglesas em 1919 e a English Cardigan Welsh Corgi Association foi fundada em 1926. Naquela época, os Cardigans e os Pembrokes eram considerados uma raça e muitas vezes eram cruzados, o que causou muitos conflitos entre eles. criadores. Em meados e no final da década de 1920, um cão vermelho e branco chamado Bob Llwyd influenciou bastante a raça. Diz-se que o primeiro padrão da raça foi baseado nele. Ele gerou o primeiro campeão da raça, Ch. Golden Arrow, que nasceu em 1928 e terminou o campeonato em 1931. Também em 1931, a Sra. BP Bole importou o primeiro par de Cardigans para os Estados Unidos. Uma delas era uma mulher chamada Cassie, que já era uma produtora bem estabelecida de Cardigans de alta qualidade na Inglaterra. Embora tivesse marcas erradas, sendo branca com manchas tigradas, ela produziu filhotes excelentes. Um de seus filhotes, chamado Megan, tornou-se a primeira campeã norte-americana da raça.

Hoje, o Cardigan Welsh Corgi Club of America, Inc. realiza um concurso anual apenas para campeões, denominado Competição Megan. Em 1934, o British Kennel Club declarou Pembrokes e Cardigans como raças separadas, encerrando assim qualquer dúvida sobre o cruzamento dos dois. No ano seguinte, o American Kennel Club reconheceu Cardigan e Pembroke Welsh Corgis. O Cardigan Welsh Corgi Club of America foi fundado em 1935. O Cardigan passou do Grupo Não-Esportivo para o Grupo de Trabalho para o Pastor nas exposições caninas do American Kennel Club (AKC). Como o clube matriz sempre esteve empenhado em impedir a comercialização de seus cães, eles não são tão conhecidos quanto os Pembroke, mas sempre têm um lugar especial no coração daqueles que os conhecem e amam. Hoje, o padrão da raça é mantido pelo The Cardigan Welsh Corgi Club of America.

Tamanho Cardigan Welsh Corgi

Os cardigans têm 10,5 a 12,5 polegadas de altura. Os machos pesam de 30 a 38 libras; mulheres de 25 a 34 libras.

Personalidade do Cardigan Welsh Corgi

O Cardigan não passa muito tempo pastoreando o gado atualmente, embora ainda tenha instinto para isso. É um companheiro de família e cão de exposição com personalidade adaptável e natureza responsável. Freqüentemente, você encontrará o Cardigan morando com proprietários de cavalos, que apreciam sua ajuda no carregamento de seus cavalos em trailers. O Cardigan pode ser menos sociável e mais territorial que o Pembroke. Fiel à sua herança de cão pastor, o Cardi é um cão de guarda alerta e pode ser reservado com estranhos. Espere que ele ladre um aviso ao ver, cheirar ou ouvir algo incomum. Ele é um amigo robusto para as crianças e sua inteligência o torna altamente treinável. Dito isto, ele é um pensador independente e muitas vezes escolhe fazer as coisas à sua maneira, acrescentando um toque especial de Cardigan aos comandos de obediência e outras diretivas.

Como outros cães, os filhotes Cardigan Welsh Corgi precisam de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes – de preferência antes dos quatro meses de idade. A socialização ajuda a garantir que o seu filhote Corgi cresça e se torne um cão equilibrado.

Cardigan Welsh Corgi Saúde

Cardigan Welsh Corgis são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os Cardigans contraem alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Em Cardigans, você deve esperar obter autorizações de saúde da Fundação Ortopédica para Animais (OFA) para displasia de quadril (com uma pontuação razoável ou melhor), certificação da Canine Eye Registry Foundation (CERF) de que os olhos são normais; e um teste de DNA para atrofia progressiva da retina. Você pode confirmar as autorizações de saúde verificando o site do OFA (offa.org) e o site do CERF (vmdb.org/cerf.html).

Doença do disco intervertebral: por causa de suas costas longas, os Cardigans são propensos a rupturas no disco espinhal. Os sinais incluem instabilidade, dificuldade para subir ou descer escadas ou entrar e sair de móveis, membros tortos, fraqueza e paralisia.
Atrofia Progressiva da Retina (PRA): Uma família de doenças oculares que envolve a deterioração gradual da retina. No início da doença, os cães afetados ficam cegos à noite; eles perdem a visão durante o dia à medida que a doença progride. Muitos cães afetados adaptam-se bem à visão limitada ou perdida, desde que o ambiente permaneça o mesmo.

Cardigan Welsh Corgi Cuidados

Como um belo carro esportivo, o Cardigan tem uma carroceria baixa e rápida. Como raça de pastoreio, ele é capaz de transportar rebanhos por longas distâncias todos os dias. Mesmo que ele não ganhe mais a vida, ele ainda precisa de exercícios diários na forma de caminhada ou treinamento para um esporte canino, como agilidade. Se conseguir a atividade que precisa, o Cardigan fica feliz em qualquer ambiente, desde condomínio na cidade até propriedade no campo.

Com pernas curtas e costas longas, o Cardigan pode estar sujeito a lesões nas costas. Como o desenvolvimento do esqueleto ainda não está completo, evite deixar os filhotes pularem para cima e para baixo dos móveis. Não os pegue sem apoiar as pernas dianteiras e traseiras.

O Cardigan tem um casaco resistente às intempéries, projetado para resistir às intempéries do País de Gales, mas isso não significa que ele seja um cão de fora. Ele é altamente voltado para as pessoas e não deve ser deixado no quintal com pouca interação humana.

Alimentação de Welsh Corgi com cardigã

Quantidade diária recomendada: 1 a 1,5 xícaras de ração seca de alta qualidade diariamente, divididas em duas refeições.

Observação: a quantidade que seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz a diferença – quanto melhor a comida de cachorro, mais longe ela irá nutrir seu cão e menos você precisará colocar na tigela do seu cão. Os cardigans gostam de comer e vão exagerar se tiverem oportunidade. Mantenha seu Cardi em boa forma medindo a comida e alimentando-o duas vezes ao dia, em vez de deixar comida fora o tempo todo. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste oftalmológico e o teste prático. Primeiro, olhe para ele. Você deve conseguir ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas dele, os polegares ao longo da coluna e os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver, suas costelas sem precisar pressionar com força. Se não puder, ele precisará de menos comida e mais exercícios. Para obter mais informações sobre como alimentar seu Cardigan, consulte nossas diretrizes para comprar a comida certa, alimentar seu filhote e alimentar seu cão adulto.

Cor e aparência do casaco Cardigan Welsh Corgi

Cardis tem pelagem dupla, com subpêlo curto e acabamento mais longo e espesso. Eles perdem continuamente, com períodos de queda mais intensa pelo menos duas vezes por ano. Esteja preparado para escovar um Cardigan com frequência para manter os cabelos soltos sob controle. Escovação diária e banhos quentes para remover o excesso de pelagem podem ser necessários durante a época de queda. O casaco vem em todos os tons de vermelho, zibelina e tigrado; preto, com ou sem pontas castanhas ou tigradas; ou azul merle, com ou sem pontas castanhas ou tigradas. Geralmente apresentam manchas brancas nas pernas, peito, pescoço, focinho, barriga e ponta da cauda e podem apresentar manchas na cabeça. O comprimento da pelagem varia de acordo com o corpo. Alguns Cardis têm pelagens macias e fofas, o que não é desejável porque não protege o cão das intempéries. Muitos Cardigans têm o que é chamado de “sela de fada” nas costas. Esta marcação leva o nome da lenda de que as fadas montavam cães em seu país natal, o País de Gales.

Escove os dentes do seu Cardigan pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças gengivais e mau hálito. Para evitar lágrimas dolorosas e outros problemas, corte as unhas uma ou duas vezes por mês, se o seu cão não as desgastar naturalmente. Se você puder ouvi-los clicando no chão, eles são muito longos. As unhas dos pés dos cães têm vasos sanguíneos e, se você cortar muito, poderá causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez que vir o cortador de unhas sair. Portanto, se você não tem experiência em aparar unhas de cachorro, peça dicas a um veterinário ou tratador.

Verifique os ouvidos semanalmente em busca de vermelhidão ou mau cheiro, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida com um limpador de orelhas suave e com pH balanceado para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo. Comece a acostumar seu Cardigan a ser escovado e examinado desde filhote. Manuseie suas patas com frequência – os cães são sensíveis às patas – e olhe dentro de sua boca. Faça da preparação uma experiência positiva repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outros procedimentos quando ele for adulto. Ao se preparar, verifique se há feridas, erupções cutâneas ou sinais de infecção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, nariz, boca, olhos e pés. Os olhos devem estar limpos, sem vermelhidão ou secreção. Seu cuidadoso exame semanal o ajudará a detectar precocemente possíveis problemas de saúde.

Cardigan Welsh Corgi crianças e outros animais de estimação

Os cardigans adoram crianças, mas seus instintos de pastoreio podem motivá-los a beliscar os pés ou tornozelos de uma criança. Contudo, eles podem aprender rapidamente que esse comportamento não é permitido.

Como acontece com todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças como abordar e tocar os cães, e sempre supervisionar quaisquer interações entre cães e crianças pequenas para evitar mordidas ou puxões de orelha ou cauda por parte de qualquer uma das partes. Ensine seu filho a nunca se aproximar de nenhum cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo, nem tentar tirar a comida do cachorro. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, deveria ser deixado sem supervisão com uma criança.

Os cardigans geralmente são amigáveis ​​com outros animais de estimação da casa, desde que tenham sido socializados com eles. Eles podem ser agressivos com cães que não fazem parte da família, mas gostam de ter um segundo ou terceiro cachorro da família para brincar, especialmente outro Corgi.

Grupos de resgate de Cardigan Welsh Corgi

Apesar de serem amáveis, às vezes esses cachorrinhos são abandonados por vários motivos. Muitos encontram abrigos ou resgates. Nem todos os grupos de resgate estão listados, mas compilamos alguns recursos para você começar. Se você não encontrar um resgate listado em sua área, entre em contato com o clube nacional de raça ou um clube de raça local e eles poderão indicar uma organização de resgate de Cardigan.

Sem cauda sobre isso Resgate Corgi
Cardigan Welsh Corgi Rescue Trust
Resgate do Sudeste Corgi
Organizações da raça Cardigan Welsh Corgi

Encontrar um criador de cães de boa reputação é uma das decisões mais importantes que você tomará ao trazer um novo cão para sua vida. Criadores respeitáveis ​​estão comprometidos em criar filhotes saudáveis ​​e bem socializados que serão ótimos companheiros. Eles examinarão seu plantel em busca de problemas de saúde, socializarão seus filhotes desde tenra idade e fornecerão suporte vitalício.

Por outro lado, os criadores de quintal estão mais interessados ​​em obter lucro do que em produzir cães saudáveis ​​e bem ajustados. Eles podem não examinar seu plantel em busca de problemas de saúde e podem não socializar seus filhotes de maneira adequada. Como resultado, filhotes de criadores de quintal são mais propensos a ter problemas de saúde e comportamentais.

Deixe um comentário